São medições realizadas através de equipamentos e metodologias específicas para avaliar a quantificação de determinado agente (ruído, poeira, fumos, vibração, calor, químicos, etc) ao qual um trabalhador pode estar exposto durante sua jornada de trabalho.
Fale com alguém especializado ainda hoje! 👇
Porque as análises quantitativas são fundamentais para embasar boa parte dos documentos de saúde e segurança do trabalho, pois as normas que regem a segurança do trabalho, muitas vezes, trazem limites quantitativos para a exposição ao agente de risco.
Alguns equipamentos de segurança só poderão ser escolhidos após a medição quantitativa do agente de risco existente no local, como é o caso de algumas máscaras (equipamentos de proteção respiratória - EPR) para componentes químicos. O documento LTCAT, que determina se um posto de trabalho tem direito a aposentadoria especial ou não só é possível ser feito com medições quantitativas dos riscos ambientais.
Depende. Para verificar se houve alteração nos riscos da empresa é imprescindível que haja medições quantitativas de tempos em tempos ou quando há alterações que possam interferir nos riscos já mapeados. Se a empresa possui algum programa continuado de monitoramento de algum fator, essa medição deverá ocorrer para atender a esse programa, como é o caso do Programa de Proteção Respiratória (PPR).
Fale com nossos especialistas ainda hoje